O dia mais verde do ano – St. Patrick’s Day

O dia mais verde do ano é o Dia do Santo Patrício, ou melhor, St. Patrick’s Day!
Mas o que é realmente o St. Patrick’s Day?

Dia de St. Patrick é uma festa tradicional irlandesa – „Lá Fhéile Pádraig“ – comemorada todos os anos no dia 17 de março.
O Dia de São Patrício, St.Patrick’s Day, também conhecido como  St.-Paddy’s Day ou simplesmente Paddy’s Day é feriado nacional na Irlanda e é comemorado em todos os países da língua inglesa, com grandes desfiles e festas, inclusive na Alemanha, em Munique, palco de um das maiores paradas na Europa desde 1996.

História

Segundo o que verdadeira história e as lendas nos contam, Santo Patrício nasceu com o nome de Maewyn Succat no final do século IV,  na Grã-Bretanha, foi sequestrado com 16 anos e levado como escravo para a Irlanda.
Mais tarde, depois de 6 anos, conseguiu se liberar e por causa de suas crenças religiosas, resolveu viver em um mosteiro na França para estudar Teologia e se tornar um missionário. Como missionário, mudo o nome para Patrício.
Anos mais tarde ele retornou para a Irlanda como bispo para converter os pagãos ao Cristianismo. O dia 17 de março é a data da morte do santo padroeiro.

O trevo, Duendes e outros símbolos verdes

O folclore irlandês diz ainda, que Patrick usava o trevo para explicar a Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo. O trevo tornou-se, entao, o símbolo nacional e também no dia de St. Patrick é uma parte do traje, embora, na verdade, a cor do „Dia de São Patrício“ fosse, a princípio, azul e não verde. O duende ou gnomo com seu „pote de ouro“, é um outro símbolo da celebração e a cerveja verde e o rio tingido na cor verde (Chicago River) não podem estar ausentes neste dia.

Por que a cor verde?

Já que o verde é a paisagem predominante na Irlanda, essa cor foi mais tarde escolhida para simbolizar a celebração. É por isso que a Irlanda é conhecida como „The Emerald Isle“. Além disso, o verde também é uma das três cores da bandeira irlandesa.

Atualmente

O santo que viveu no século V até hoje é motivo de comemorações. O „Dia de São Patrício“ nos países de língua Inglesa, principalmente na Irlanda e nos EUA,  se compara pela importância, com o carnaval no Brasil ou a Oktoberfest na Alemanha.
Os mais espetaculares desfiles, até mais do que em Dublin, se encontram nos EUA.
Para dar uma pequena idéia como é a comerzialização deste dia nos EUA, a minha querida amiga Regina me enviou algumas fotos que vou mostrar para vocês agora.
De acordo com a Regina, esta data, originalmente religiosa, nos Estados Unidos é uma grande festa, não só para os irlandeses, mas, segundo o slogan „Everyone is Irish on March 17th.“ (todos são irlandeses no dia 17 de Março“), para todas as pessoas que estejam vestidos de verde, que  dancem „irish“, tomem bebida verde e decorem tudo com muitos trevos!

Bjo e Tchau

1 Kommentare

Schreibe einen Kommentar

Deine E-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Erforderliche Felder sind mit * markiert.