Um abraço de Páscoa

Um abraço de Páscoa para todos!
Espero que vocês tenham tido uma feliz Páscoa, com muito sol, ovos e coelhinhos de chocolate e dias feriados!

Uma refeição de Páscoa com a família é uma tradição, e nós curtimos demais esses dias festivos e  feriados.
Eu acho que todo mundo sabe o verdadeiro significado da Páscoa, a comemoraçāo da ressurreição de Jesus.
Mas, vocês conhecem a tradição culinária da Páscoa?
Eu não sabia exatamente e, por isso, à procura de novas receitas, fiz uma pesquisa e fiquei sabendo de coisas bem interessantes.

Esse post de hoje não traz nenhuma mensagem religiosa, quero apenas mostrar alguns costumes culinários daqui da Alemanha nessa época da Páscoa.
Essa tradição alimentar se inicia na Quinta-feira Santa – ou Quinta-Feira Verde, com o fim de qualquer tipo de jejum feito na época da Quaresma, após a quarta feira de cinzas.
Na Quinta-Feira Verde, segundo a tradição, devemos preparar alimentos com muitas verduras e ervas para adquirir toda a força que necessitamos para a primavera.


Em seguida, na Sexta-Feira Santa, não comemos carne vermelha, somente peixe. No Brasil temos o costume de comer bacalhau, na Alemanha comemos salmão ou truta.

No Sábado de Aleluia, não cozinhamos nada especial, mas preparamos os bolos que serão servidos no Domingo da Páscoa! Tradicionalmente, assamos a rosca trançada, uma pastelaria tradicional ou um bolo em forma de cordeiro – Osterlamm! Nesse dia também ajudamos o „Coelhinho“ a esconder ovos coloridos no jardim (ovos de verdade, não de chocolate) para as crianças „caçá-los“ no domingo de manhã.

À noite, nos reunimos em volta de uma „Fogueira de Páscoa“ organizada pelo corpo de bombeiros das pequenas cidades, para ter certeza de que o fogo vai expulsar o inverno e seus espíritos malignos até o final do ano.

Finalmente chega o Domingo de  Páscoa e junto com muitos ovos coloridos temos o almoço com a família. Aqui, a tradição é comer cordeiro, mas não é um costume radical, cada família faz o que achar melhor.

A decoração da mesa para a refeição com a família, também deve ser bem colorida e alegre, com direito a tulipas e com ovinhos e  coelhinhos de porcelana ou de chocolate.

A Segunda-feira de Páscoa, que aqui na Alemanha também é feriado, em algumas comunidades são organizados passeios pela cidade – Osterspaziergang ou „passeio de Emaús“ – após a Ressurreição, Cristo se encontrou com dois de seus discípulos que seguiam pelo caminho de Jerusalém para Emaús, provando que Ele estava vivo.
No Reno, por exemplo, esse passeio inclui paradas em diversas vinícolas e restaurantes para festejar saboreando um bom vinho.
Hoje estamos na Segunda-Feira de Páscoa, é feriado, o comércio está fechado, as crianças não têm escola e a Malu e eu não precisamos ir para a universidade! 😉

Um dia para relaxar, ler um livro, blogar um pouco, tomar uma xícara de chá ou café e não fazer nada! Maravilha!

Bjo e Tchau

Schreibe einen Kommentar

Deine E-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Erforderliche Felder sind mit * markiert.